Author Topic: Tutorial em Português (Portuguese tutorial)  (Read 6119 times)

Schutzengel

  • Magic
  • High Mediator
  • Bunny Cultist
  • ****
  • Posts: 1442
  • Tired of burning.
Tutorial em Português (Portuguese tutorial)
« on: 05:35:56 - 06/24/09 »
Hi there, I got the Srdja tutorial and translate it to Portuguese, I hope you enjoy it (well, actually I didn't think someone that doesn't speak portuguese understand it).
Srdja I hope you like it. I tried to make it as your tutorial is, so I didn't changed anything (actually I changed the Inventory things, cause you didn't update it as the last patch).

Here it goes!


Bem vindo ao maravilhoso mundo de Estiah! Este jogo foi criado por Nipal e Lezard, e saiu para viver no dia 17 de Maio de 2008. Pelo último ano este foi o jogo em que eu mais obtive diversão jogando e é por esse motivo que eu decidi escrever este pequeno tutorial, para ajudar novos jogadores a descobrir esse maravilhoso jogo.

Quando você loga pela primeira vez você verá sua tela de personagem e um pequeno tutorial irá aparecer. Estes tutoriais são muito úteis e eu sugiro que você leia todos com cautela. A tela de personagem pode parecer subjugada em primeira vista, e é por isso que este e os tutoriais do jogo vieram. As figuras e textos são definidos por cor.
 


Atributos e Evolução


Personagens em Estiah possuem 4 status principais (ou atributos), Power (Pow) [poder], Dexterity (Dex) [destreza], Intellect (Int) [intelecto] e Constitution (Con) [constituição]. Diferente de outros jogos, evoluir seus status não fará você bater mais forte ou ser hábil a resistir mais dano. Status determinam que CHARMS que você será hábil a utilizar. Você pode pensar em Charms como cartas de Trading Card Games (jogos de cartas, Magic, Yu-Gi-Oh! e afins)  porque é nisso que são baseados. Então, aumentar o seu intelecto não fará com que você dê mais dano com magias, mas fará com que você possa utilizar charms que requiram muito intelecto. Charms serão explicados posteriormente em sua própria seção.

Após, você terá seus Hit Points (HP) [pontos de vida]  e Spirit (Spi) [espírito]. Pontos de vida determinam o quanto de dano você pode sofrer antes de cair sem inconsciente e perder. Entretanto, reduzir o HP do inimigo à zero não é a única maneira de vencer. Spirit representa quantos charms você pode usar em um Gear [equipamento] (que seria o Deck para quem joga Trading Card Games). Você faz seu próprio Gear combinando os charms de sua coleção, então você pode derrotar qualquer um que esteja em seu caminho. Quando você enfrenta um inimigo em batalha você leva turnos jogando charms de seus Gears de maneira aleatória. Se você não tiver nenhum charm para jogar, você perde.

Também há o “What's new section” [O que há de novo], onde você pod ever os jogadores que te atacaram, mensagens pessoais que recebei, resultatos de coliseum, torneios de animais e afins. A seção Character advancement mostra o quanto o seu personagem evoluiu em cada uma das quarto maneiras


O sistema de evolução de Estiah é um pouco diferente de outros jogos. Em outros RPGs você ganha status quando você evolui. Em Estiah você evolui quando consegue status suficientes. Vê a Progress Bar [barra de progresso] ali? Ela representa quantos pontos de status você precisa para evoluir. Há três maneiras de conseguir status:
1. Faça o trabalho do dia.
2. Evoluir uma skill
3. Comer comida (Você só pode comer comida do nível 20 em diante)

Há dois tipos de status, os normais e os especiais. Você ganha status normais fazendo o trabalho diário e comendo comida. Status especiais são ganhos pelas Skills e por Elixires (um tipo de comida). Você tem um limite de quantos pontos de status normais você pode ganhar para o seu personagem, isto é o que o Character Growth (x/900) [crescimento de personagem] representa. Status especiais não contam no Character Growth e não há limites de quantos pontos deste você pode ganhar.

SKILLS

Skills são um dos aspectos mais importantes em Estiah, elas são a maior fonte de pontos de atributo. Você pode ver o progresso de suas skills sob o menu Character (L. X) > View your Skills [ver suas skills]. Elas são divididas em 4 categorias:
 
1. Battle – estas skills são ganhas usando certos tipos de charms, ou estratégias específicas durante batalhas. Por exemplo, usar vários charms com a runa de Fogo irá aumentar a sua skill de Fogo, enquanto usar vários charms que destroem Armor/Ward irá aumentar a sua skill “Destruction”
 
2. Trade Skills – são ganhas fazendo Gathering e por certos trabalhos, também fazendo eventos.

3. Evolution – mais fazendo trabalhos, corridas e lutes de pet e fazendo PvP

4. Renown – você não recebe pontos de atributo por estas skills. Sua recompensa comum é um título, mas ela pode ter outras recompensas também. Um título é uma palavra que você coloca na frente ou atrás de seu nome, que significa uma façanha que você fez ou algo assim, por exemplo, há um título por matar vários Golens chamado Golem Crusher, você será então chamado de Golem Crusher <nome>. A maioria das skills possuem vários ranks e você ganha atributos apenas quando você masterizá-las (encher a barra). Altos ranks de skills abrem conforme você evolui, ranks da maioria das skills básicas de batalha (Fire, Sword, etc.) abrem a cada 10 níveis. Seu personagem evoluirá conforme você estiver jogando, se você insistir em usar charms da runa de fogo você evoluirá sua skill Fire rapidamente e então ganhará pontos em Power e Intellect


CLASSES


Estiah é um RPG de coração, e como todos RPGs, possui diferentes Classes. As classes são divididos em séries (o que chamamos de Tier) 1, 2 e 3 (T1, T2 e T3). Todos começam como um Adventurer [aventureiro] e pode mais tarde, no nível 20, se especializar em uma classe T1, no nível 30 em uma T2 e em uma T3 no nível 40. Você pode ver a hierarquia de classes aqui. Você pode se especializar em qualquer classe em que preencher os requerimentos (status e skills masterizadas para T1 e T2, com adição de certos items para o T3) indo na Guild Hall de cada classe. Você pode ver onde fica cada Guild Hall das classes passando o mouse sobre as cidades no mapa.

Você deve jogar o jogo como você quiser e deixar as skills das classes virem naturalmente. Você é um Mago Negro mau e quer incinerar os seus oponentes? Use Fire [fogo] e Shadow [sombras]. Ou você é um Paladino brilhante que quer proteger seus aliados e ainda acabar com o mau da maneira que vier? Maces [maças] e Holy [luz] são suas coisas. Não há maneira de ferrar o seu personagem antes de chegar ao nível 12~15. Mesmo você achando que ferrou tudo com ele no nível 30, você pode provavelmente se recuperar. Próximo ao nível 10 você não poderá mais usar todos os charms que conseguir, então você deverá priorizar os seus pontos de status para poder usar os charms que quer.



AP E RESETES


Quase tudo que você pode fazer em Estiah requer Action Points (AP) [pontos de ação]. Você recebe 20AP a cada 2 horas, então você recebe 240AP para usar a cada dia. A quantia máxima de AP que você pode guardar é 1200, mas você recebe AP mais devagar quanto mais você tiver após o 240. É mais útil utilizar tudo o seu AP diariamente. Cada encontro de Dungeon [calabouço] custa 15AP, Eventos e Arenas custam 12AP e Gathering [coleta] usa 10AP. Atacar um outro personagem do seu próprio nível ou inferior em um combate PvP (Player Versus Player) usa 10AP, quando atacar personagens de nível maior que o seu custa 1 AP a menos para cada nível ele tem sobre você. Porém você precisa no mínimo ter 10AP para efetuar um ataque.

Muitas coisas em Estiah acontecem em um relógio:
Você recebe 20AP a cada duas horas
Dungeons resetam a cada 12 horas
Eventos resetam 20 horas após tê-los completado.
Trabalho, viagem e PvP resetam a cada 24 horas.

A BARRA DE MENU
 


Próximo ao topo da tela, há uma barra de menu que irá lhe ajudar a navegar, passar o mouse sobre cada seção do menu fará um outro menu descer


Player (L. X) menu lhe permite:
Ver o seu personagem (View your character) – retorna a página principal do personagem
Ver suas skills (View your skills) – mostra o progresso de suas skills
Ver suas lutas (View your fights) – lhe mostra a lista de todas as suas lutas nos últimos 7 dias. Elas são privadas. Você pode torná-las públicas pressionando o botão correspondente (Public). Lutas públicas são mantidas para sempre, mas você só tem espaço para 5 lutas públicas.
Ver seus charms (View your charms) – lhe dá uma visão ampla de sua coleção de charms.
Ver suas mensagens privadas (View your private messages) – está é a sua caixa de entrada de Mensagens Privadas. Você pode mandar mensagens para outros personagens abrindo os perfis de personagem deles e selecionando mensagens.
Suportar o jogo (Support the game) – esta seção lhe permite doar para ajudar Estiah. As coisas que você pode conseguir doando NÃO desbalanceiam o jogo de maneira alguma, é mais por conveniência. Se você gosta do jogo, por favor, considere a doação.
Abaixo disso tudo você tem seus Geras. Clicando no nome de um lhe trás a construção de Geras, que iremos discutir depois.

 
Menu da Cidade X:
Visitar lugares da cidade (Visit city places) – permite que você visite tudo que a cidade tem a oferecer: Dungeons, Market (mercado) Gathering, Discovered Sites (locais descobertos), Guild Halls (salões de guilda), etc.
Ir para o mercado da cidade (Go to city market) – permite que você compre itens e charms que a cidade vende. Você pode também Criar [craft] charms aqui. Em Estiah, jogadores não possuem o conhecimento para criar charms, então você deve pagar pessoas que se especializam em fazer isso por você.
Casa de Audição (Auction House) – Itens e charms são postos aqui pelas cidades, então jogadores podem leiloá-los. Jogadores não podem colocar itens ou charms em audições. É uma ótima maneira de obter charms que necessitam de materiais raros para criar.
Painel de Recompensas (Bounty Board) – você pod ever a lista dos jogadores mais procurados aqui. Derrota-los em um combate PvP irá lhe trazer dinheiro e fama. SE você não gosta de alguém, por que não colocar uma recompensa em sua cabeça?
Ver o mapa do mundo (View World Map) – Você pode ver o mapa do mundo aqui. Lhe permite ver quais Dungeons e Guild Halls há em cada cidade e também permite que você se mova.
Taxas de Mercado da cidade que você está também aparecem aqui.


Action Xpts:
Player versus Player, Coliseu e Caça aos Foras-Da-Lei (Outlaw Hunt) – todos estes serão
explicados na seção Player versus Player.
Arena – vá à arena e derrote monstros por dinheiro.
Coleta (Gathering) – vá as regiões selvagens para colher alguns preciosos materiais.
Abaixo disso é listado todas as dungeons disponíveis na cidade.

 
Jobless/Job menu:
Pedir um novo trabalho (Apply for a new job) – lhe leva ao salão de recrutamento onde você pode pedir um novo trabalho. Você pode trabalhar diariamente e você deve fazer isto todos os dias para que o seu personagem avance de uma maneira estável. Na sala de recrutamento você pode ver o que irá receber fazendo um trabalho; trabalhos podem lhe conferir status, dinheiro, skills e itens. Clicar no nome do trabalho lhe mostra exatamente a recompensa que você terá. Se o “skill”, do lado direito do trabalho estiver amarelo, isto significa que você ainda não a masterizou. Se estiver cinza, significa que você já a tem. Há também trabalhos especiais que permitem você viajar à outras cidades (sem consumir o movimento diário). Tente fazer um trabalho agora. Escolha o trabalho que quiser e pressione “Apply”. Você ainda não trabalhou, pressione “Work” após ter pressionado “Apply” e então você irá trabalhar, e receberá as recompensas de seu trabalho. A lista pode parecer pequena agora, mas assim que você evoluir, mais trabalhos aparecerão.

Corrida e luta de animais (Pet racing and fighting) e Adotar um animal (Adopt a pet) – lhe leva para estas telas. Será explicado posteriormente na seção de animais.

ITENS E INVENTÓRIO


Itens são usados para múltiplas coisas e você pode conseguí-los quase em qualquer lugar.
Existe 6 cores de itens em Estiah.

Cinza – Itens muito comuns, eles não são usados para crier itens ou qualquer outra coisa e são seguros para vender.
Verdes – São usados para criação ou possuem outro propósito, são itens comuns.
Azuis – “Drops” especiais, geralmente de dungeons, usados para crier poderosos charms e itens.
Roxos – Itens que caem de players quando derrotados em um PvP
Vermelhos – Itens consumíveis, na maioria das vezes comida.
Púrpura – Itens especiais.




Inventory X/100:
Ver seu inventário (View your inventory) – lhe mostra todos os itens que possui em seu inventário e depósito (Storage). Itens conseguidos por Dungeons e Eventos vão para o depósito primeiro, que é ilimitado, mas eles desaparecem após 7 dias se você não reclamar nenhum para o seu inventário. Um relógio verde nos itens do depósito significa que você tem mais de 3 dias para reclama-los, um relógio amarelo significa que você tem entre 1 e 3 dias e um vermelho significa que você tem apenas um dia. Itens possuem diferentes tipos, que são mostrados no canto superior direito do retângulo do item. Há um menu de filtros no canto superior da tela onde você pode fazer com que apareçam apenas um tipo de item, ou escondê-lo. Você pode manipular o seu depósito para permitir que os itens fiquem lá por mais tempo. Se tiver apenas 1 dia sobrando para uma Mithril Bar desaparecer em seu depósito e você receber uma outra que vá para o seu depósito, o tempo será resetado e você terá 7 dias para reclamar suas 2 Mithril Bars.
Os itens também podem ser vendidos nesta tela. O preço de venda do item é determinado pela taxa de cada cidade, para cada tipo de item. Você pode ver a taxa de troca na tela de cada cidade. O mercador também pega um corte de 20%. Então os itens serão vendidos com 20% menos do valor do Mercado (fora a taxa de cada cidade). Há também o botão “Reclaim”, que faz com que o item em seu depósito vá para o seu inventário. Você pode também "trancar" (Lock) itens em seu inventário para que você não os venda por engano, podendo depois destrancá-los (unlock).
Ver suas façanhas (View your achievements) – Por fazer ações extraordinárias na terra de Estiah você pode receber façanhas que podem ser usadas para se gabar de outros jogadores.
Ver diário de aventureiro (View adventurer’s diary) – Mostra a história de todas as dungeons que você completou.
Ouro (Gold) – A moeda corrente de Estiah. Isto mostra o quando você tem. A Arena é um dos melhores lugares para ganhar dinheiro se você estiver sem grana
Pontos de Honra (Honor Points) – Se você estiver em uma guilda você pode pegar Guild Honor Points (GHP) [pontos de honra de guilda] com o qual você pode comprar charms da caixa da guilda
Penas de Fênix (Phoenix Feathers) – Você as consegue por doação. São usadas para comprar itens de doação.


CHARMS

Charms são o que você usará no lugar de armas em Estiah. Um tempo atrás, a Maldição foi trazida sobre as terras de Estiah, desabilitando o uso de qualquer tipo de arma, esperando que isto trouxesse a paz para a terra. Porém, humanos encontraram uma maneira de capturar a essência das armas e magias em uma coisa que nós chamamos de Charms, vamos dar uma olhada em um charm simples:


Primeiro, nós temos o nome do charm, neste caso, Copper Sword. Próximo há a seção dos Efeitos do Charm, neste caso 9 Melee (20% P). Isto significa que a Copper Sword dará 9 pontos de dano Físico com penetração de 20% no inimigo. O que é Penetração? Em Estiah, Armor é usada para defender contra dano de Melee [físico] e Ward é usada para se defender contra dano de Magic [mágico]. Se um oponente tem 20 de Armor e você usa um charm com 9 Melee (0% P) você causará 9 pontos de dano em sua Armadura, reduzindo-a a 11, mas deixando o seu HP intacto. Se você atacá-lo com uma Copper Sword, você ainda causará 9 pontos de dano em sua Armadura, mas também irá causar 9*0.2% = 1.8 dano ao seu HP, arredondado para baixo, então ele TAMBÉM perderá 1 ponto de vida.

A próxima seção fala sobre os Requerimentos do Charm. Neste caso, a Copper Sword requer que você esteja no mínimo no nível 5 e tenha pelo menos 8 de Destreza e 7 de Power. No canto linferior direito e esquerdo do charm estão as Runas. Copper Sword só possui uma runa, no canto esquerdo, está é a Runa da Espada. Pense em runas como tipos, Copper Sword é obviamente uma espada, por isso possui a Sword Rune [runa da espada]. Usar charms com um tipo específico de runa irá aumentar a skill correspondente, neste caso, a Skill de Sword [espada]. Há um mecanismo do jogo que levam runas em conta, mas são encontrados apenas em níveis mais altos. Há 12 runas básicas de armas, e 12 classes T3; cada classe T3 é correspondente a uma runa. Se você quer descobrir mais sobre isso veja o Attributes, charms and class relationships. E finalmente, no centro inferior, há um numero que mostra quantos charms daquele tipo específico você possui. O máximo que você pode ter de cada charm é 5.

Há 6 diferentes raridades de charms:

Cinza – Charms de venda, você pode comprálos nas cidades, são os tipos mais fracos de charms, porém não tem um requerimento de status alto para o nível, e não tem requerimento de skill. São ótimos para ajudar a evoluir skills “perdidas”
Verdes – Charms de tesouro, caem de dungeons, você terá muitos destes em sua coleção.
Azuis – Charms raros, caem dos chefes das dungeons, muito poderosos (e até mais fáceis de se encontrar do que os Verdes, porque diferentes destes, os Azuis SEMPRE caem dos chefes).
Amarelos – Charms criados, os seus poderes podem variar muito.
Vermelhos – Charms de classe, você os pega na Guild Hall de sua classe, T1, T2 ou T3. Especializados porém poderosos.
Púrpuras – Charms épicos, eles são extremamente difíceis de se conseguir e também extremamente poderosos. Apenas poucos deles existem no jogo.
« Last Edit: 01:13:18 - 08/27/09 by Schutzengel »
[20:01]   <wl>   that happens if you let schutz design a dungeon! only charms for himself :P

Schutzengel

  • Magic
  • High Mediator
  • Bunny Cultist
  • ****
  • Posts: 1442
  • Tired of burning.
Re: Tutorial em Português (Portuguese tutorial)
« Reply #1 on: 05:36:46 - 06/24/09 »
GEARS

Apenas ter vários charms em sua coleção não é o bastante. Se você quiser usa-los, você terá que colocá-los em seus Gears. Gears são como os Decks dos jogos de carta, com o seu status de Spirit descrevendo o número máximo de charms que você pode colocar em um gear. Você possui múltiplos slots de Gear a sua disposição e você deverá aprender a como usá-los em seu  maior potencial se você quiser dominar sobre os outros. Apenas um Gear é usado para um encontro, você pode escolher qual exceto quando vocÊ estiver se defendendo em PvP ou durante um Gathering (neste caso, é utilizado o Gear marcado para Defesa). Aprender a como construir gears é uma das coisas mais difíceis de se fazer em Estiah, mas uma vez que você esteja hábil a fazer isso efetivamente, você aprendeu a parte mais difícil do jogo.



A constução de Gear pode ser entrada clicando no nome de uma de suas Gears sob o Player Menu. No topo há uma lista com os seus gears com uma informação geral sobre eles (número de charms, ofensivos, defensivos e suportes). A direita há três botões, Attack, Defence and Guild. Você pode assinalar um gear para ser o seu padrão em ataques, ele será automaticamente selecionado quando você atacar em um PvP ou em Dungeons e eventos. Você sempre pode trocar que gear deseja usar para atacar diretamente nas telas de PvP e Dungeons, colocar gears como padrão par ataques é mera conveniência. O gear que você assinalar para ser seu padrão em defensivo sempre será usada quando você receber um ataque PvP ou durante um gathering. Guild Gear sempre será usado em gerras de Guilda versus Guilda

No inferior esquerdo da página, sua coleção de charms é mostrada. É bom lembrar que apenas charms “não-arquivados” serão mostrados aqui. Você pode arquivar charms na página de coleção sobe o Player Menu, então elas não irão aparecer na tela de construção de gears. Mais tarde você terá tantos charms que isto será algo muito útil para reduzir o tamanho de sua página de construção de fears. Coleção de charms são divididos em 3 abas para melhor organização: Offensive (Ofensivo), Defensive (Defensivo) e Support (Suporte).

No canto inferior direito a gear selecionada é mostrada. Na primeira linha do nome da Gear você terá “Click to Rename “[Clique para renomear], ao invés deste nome que está aparecendo. E você poderá facilmente renomeá-la. Eu sugiro que faça isso. Diferenciar as gears com nomes ajudará muito mais tarde. Abaixo do nome existe um “X/Y Charm Slots”. X representa a quantidade de charms que estão na gear enquanto Y representa o máximo possível. Perceba como Y é sempre igual a sua quantidade de Spirit. À direita há o “Remove All”, que funciona como dito, remove todos os charms de seu gear. Abaixo está a lista dos charms em seu gear. Você pode adicionar mais do mesmo pressionando o “+” (se você tiver mais em sua coleção, é claro), ou reduzir o número clicando no “-“. A maneira principal de adicionar charms de sua coleção no seus gears é pressionando o botão “add” à esquerda.

Sempre que fizer quaisquer mudanças em sua Gear você deve salvá-la para que as mudanças permaneçam. E é para isso que serve o botão “Save”. Há também o botão "Summary", que lhe fornece informações úteis sobre o seu gear. O último botão é o “List”, que lhe fornece uma lista dos charms em seu gear para que você facilmente copie e cole se você quiser mostrar a alguém que gear você está utilizando.

Também é necessário notar que os charms que você compra ou recebe dos monstros são adicionados em sua coleção, não seus gears. Se você quiser utilizá-los, deverá colocá-los em seus gears pelo construtor de gears.

DUNGEONS

Dungeons são a principal parte do Player Versus Environment (PvE) que há em Estiah. Eles tem a melhor recompensa mas também são os mais difíceis. Cada cidade há um número diferente de dungeons; obersve passando o mouse sobre o nome da cidade no mapa do mundo. Elas podem ser acessados na tela principal da cidade ou sob o Action Menu. Dungeons são feitas de múltiplos encontros; o último deles é comumente referido como sendo o Chefe (Boss) da Dungeon. Quando você derrota-lo, não poderá fazer aquela dungeon novamente até que resete, a cada 12 horas. Se você estiver parado na luta número 3 por exemplo, e a dungeon resetar, você irá voltar para a luta número 1.

Dungeons são a principal fonte de charms e você deve fazê-las o máximo possível. Os chefes comumente “dropam” charms azuis que são mais poderosos que os charms Verdes que você pode conseguir em outras lutas. Dungeons possuem o níel recomendado que é mostrado próximo ao seu nome. Você pode fazer uma dungeon quando você estiver no nível recomendado -5 (menos cinco); então você pode fazer uma Dungeon de nível 7 quando estiver no nível 2. Você provavelmente não conseguirá vencer, mas é possível em níveis mais altos. Não há um limite superior em fazer dungeons. Se você tiver 3 ou mais níveis que os mobs (monstros das dungeons) que você estiver lutanto você não receberá skills pelas lutas, mas ainda sim conseguirá dropar os charms deles. Nós examinaremos em detalhes como fazer uma dungeon na seção “Primeiros Passos”.

GATHERING E EXPLORING

Charms de criação requerem materiais raros. Alguns deles podem ser encontrados fazendo dungeons, mas a maioria não. É aí que o Gathering vem. Você coleta os materiais indo para as áreas selvagens e cortando madeira, minerando, condensando, colendo ervas. Madeira, Minério e Ervas se explicam por si só, mas o que é condensar? Vita e Kata são as energias de magia de Estiah e você estará hábil há coletá-las, mas você primeiro precisará Condensá-las. O processo de condensação de Kata e Vita são o mesmo, por isso caem sob a mesma skill.

No início você poderá apenas fazer o Casual Gathering, mas conforme você colhe mais coisas sua skill correspondente vai evolindo e lhe permite colher coisas mais raras. Por exemplo, se você minerar bastante, sua skill de mineração evoluirá e assim que alcançar o rank 1 você poderá fazer o Apprentice Mining para colher materiais mais raros.
Gathering não é um lugar sem perigo. As áreas selvagens de Estiah são traiçoeiras, você será atacado por bestas selvagens e também companheiros de coleta. Seu gear defensivo será usado para estas batalhas. Então se prepare!

Durante o Gathering você eventualmente tropeçará em ruínas antigas e outros Sites (locais) importantes. Eles contem mobs que você pode derrotar por materiais de criação ou mesmo shopes secretos onde você pode comprar charms. Você pode ver todos os lugares que você descobriu no final da página principal da cidade. No canto direito os lugares serão classificados como “Evento”, “Shop” ou nada. Se for evento você terá que enfrentar monstros e pode conseguir ótimas recompensas. Eventos resetam após 20 horas de você ter completado-os. Se dizer nada, significa que o lugar não possui nada e não há nada a se fazer lá.

ARENA E BATTLE REPLAY

Você pode enfrentar monstrous na arena por Gold e pontos de Skill. Cada batalha custa 12AP. Eles não dropam charms ou materiais, mas eles são uma excelente fonte de Gold. Você deve sempre enfrentar os monstros mais poderosos que você conseguir derrubar. Se o nome deles na lista estiver em cinza isso significa que ele é 3 ou mais níveis abaixo de você e você não recebe pontos de skill por eles.



Você pode ver informação básica sobre o seu oponente aqui.

Há uma caixa de ajustes onde há algumas coisas que você ainda não encontrou. Battle animation mode: Automatic, Manual, Skip Este ajuste determina como a batalha será mostrada. Se você selecionar automático os charms irão aparecer automaticamente a uma velocidade pré-definida e você pode aumentar ou reduzir a sua velocidade apertando os botões de + ou -, respectivamente. Você pode andar os charms manualmente para frente ou para trás pressionando os botões correspondentes se escolher a opção Manual. “Skip” salta toda a animação e mostra logo o resultado junto com o log de batalha. Você pode mudar de manual para automático ou pular para o final do combate durante o Battle Raplay, se quiser.


Display the battle log mostra o log de batalha da luta inteira após o combate. Save fight salva o replay da batalha em sua lista de lutas onde você pode revê-la. Battle Gear to be use determina com qual gear você enfrentará o monstro. Tente lutar com o Sewer Rat para familiarizar-se com a ferramenta de Battle Replay, ela será inestimável. Após a luta acabar lhe é mostrado o log de batalha onde você pode passar o mouse sobre os nomes dos charms e ver os seus efeitos. Você precisa saber quais os efeitos que os charms do inimigo causam se você quiser derrubar chefes mais fortes.

PLAYER VERSUS PLAYER

Lutar contra monstros estúpidos pode parecer chato. Se você estiver procurando por um desafio, tente lutar contra outros jogadores! Vencendo outros jogadores você receberá skills e soul dust/fragments/shards/gems/crystals que podem ser usados para criar poderosos charms em cidades com zona de paz (Safe Cities) (Inachis, Lumina e Zeal). Você não pode fazer Normal PvP em Safe Cities, mas ainda pode caçar foras-da-lei nelas. Soul Dust é ganho derrotanto personagens de nível 1 a 9, Fragments de 10-19, etc. Lhe será apenas mostrado jogadores com diferença de três níveis do seu, desde que você só pode conseguir skills e “Soul Items” deles. Se a pessoa que você estiver atacando for de nível inferior ao seu, a chance de dropar um Soul Item diminui. Você pode lutar contra um oponente uma vez durante um período de 24 horas, você não recebe nenhuma recompensa por lugar contra ele novamente e seu nome fica cinza. Ele voltará a ser amarelo quando o reset de PvP acontecer (a cada 24 horas com o exato tempo que você lutou com ele).

Há também algo chamado Skirmish Fights. Você pode selecionar se quer enfrentar os jogadores em normal PvP ou em Skirmish no tela principal do PvP. Se você lutar com Skirmish outro player você não receberá nenhuma recompensa quando vencer e o seu nome se tornará cinza significando que você e não poderá atacá-lo novamente até o PvP resetar. Quando o nome de alguém está cinza, você não recebe nenhuma recompensa ao derrota-lo, mas ainda pode fazer quantas Skirmish Fights quiser, ou pode fazer Normal PvP, mas só será um desperdício de AP. Você possui 40 Skirmishes por dia e eles não custam nenhum AP, logo são uma grande maneira de testar seus gears.

Lutar contra um outro jogador irá também lhe conceder fama na forma de Rating Points. Dê uma olhada novamente na página principal do personagem, você vê o rating and max rating? Max Rating mostra a quantidade máxima que seu rating pode ir. Derrotar players só irão aumentar o seu Rating, não seu Max Rating. Para aumentá-lo você deverá lutar no Coliseum. Você terá aceso à ele a partir do nível 15. Há três diferentes “disciplinas”, 1v1, 2v2 e 3v3. Coliseu inicia a cada 12 horas e nesse tempo os personagens que se inscreverem (1v1) ou times (2v2 e 3v3) são divididos em grupos de oito pessoas/times cada. Há três rounds e são eliminações simples. Apenas pessoas que competem na final recebem recompensas, que são Rating, Max Rating e um item para o vencedor, e Rating e Max Rating para o perdedor.

Alguns jogadores possuem recompensas sobre eles e você poderá caçá-los por dinheiro. É para isso que “Outlaw Hunt” serve; ele lhe mostra a lista dos personagens com recompensas. Você pode apenas reclamar a recompensa de jogadores que você for do seu nível -1 e acima. Isto previne High levels de atacar fracos por recompensas. Cada jogador que derrotar um jogador com recompensa recebe 1/5 da recompensa. Após o quinto jogador derrotá-lo a recompensa acaba. Jogadores perdem uma quantidade maior de rating quando derrotados enquanto estiverem sendo caçados e podem também perder max rating. Não há outra maneira de perder Max Rating portanto seja cauteloso! Se defender enquanto caçado tem suas recompensas também!

Se você for derrotado por um jogador de nível muito acima, não se desespere, você não perderá nada se isso acontecer.

PETS

Em Estiah, você pode adotar um animal para ser o seu “pet”. Você pode mandar o seu pet lutar contra outros ou competir em uma corrida com eles. Adotar um novo pet é fácil. Pressione “Adopt a pet” sob o Job/Jobless Menu e selecione um animal no inventário. Se você não tiver nenhum animal você pode conseguir um fazendo a dungeon Inachis Sewers (será explicada na seção “First Steps”). Agora que você já tem um pet adotado, abra a sua página principal clicando em seu nome sob o Job/Jobless Menu.



Você pode renomear o seu pet clicando sobre o seu nome. O pet fica com fome a cada 2 horas e você pode alimentá-lo com um item do seu inventário. Cada item que você lhe dar irá aumentar o seu “mood”, mas alguns também aumentará os seus “stats”. Escolher a comida certa para aumentar ou diminuir os “stats” que você quer é mais algo de tentativa e erro. Você pode observar o “pet’s stats” abaixo; growth representa quantos status um pet pode ganhar. Se o pet estiver em um mal Mood ele pode se recusar a correr ou lutar. Fazê-lo correr ou lutar irá diminuir o seu modo. Status e Runas não possuem influência sobre a corrida.

Abaixo disso há a lista das Runas do Pet. Elas representam o gear que o pet usará quando estiver lutando, as runas são usadas na ordem que você organizá-las. Seu pet pode ter um máximo de 3 runas do mesmo tipo e um total máximo de 20 runas. Alimenta-lo com itens com o nome de Feral Rune: X irá lhe dar a runa X. Estes itens podem ser comprados na maioria das cidades. Há outros itens que também podem dar runas aos seus pets, mas você terá que descobrir por si só! Você deve preencher os 20 slots de runas o mais rápido possível, porque se um oponente tiver mais runas que você ele ganhará 1 ponto grátis para cada uma.

O sistema de runas funciona como um “Pedra-Papel-Tesoura”, enquanto status determinam o que acontece quando duas runas iguais lutam conta si. Você terá que analisar as lutas de seu pet se você quiser ser o melhor treinador de pokemon pets que existe!

Você pode mandar seu pet para a corrida na tela correspondente selecionando o e pressionando “Queue”. 4 Corridas de pets e lutas de pets acontecem durante 24 horas. Quando você manda um pet a corrida você pode também lhe dar três itens que servirão como Boosters (impulso), alguns itens tem efeitos positivos e outros negativos. Efeitos de boosters são desconhecidos então tenha a certeza de experimentar!

Se você quiser mandar o seu pet para uma luta você terá que escolher entre três diferentes ligas. Os oponentes são mais fracos na Bunny League, mas as recompensas são também pequenas. Dragon League possui os jogadores mais poderosos que conseguiram masterizar a arte da luta de pet também como as maiores recompensas.
[20:01]   <wl>   that happens if you let schutz design a dungeon! only charms for himself :P

Schutzengel

  • Magic
  • High Mediator
  • Bunny Cultist
  • ****
  • Posts: 1442
  • Tired of burning.
Re: Tutorial em Português (Portuguese tutorial)
« Reply #2 on: 05:37:38 - 06/24/09 »
PRIMEIROS PASSOS (FIRST STEPS)

Mesmo após ter lido este tutorial o jogo provavelmente parecerá mistificado e difícil para você. A melhor maneira de aprender algo é fazendo e isto é exatamente o que faremos aqui! Os esgotos de Inachis são infestados de ratos e outros vermes, por que não vamos fazer uma limpesa? Nós eventualmente conseguiremos algum dinheiro com isso. Sob o Action Menu selecione “Inachis Sewers”. És valente o bastante para apertar “Enter” e encontrar os horrors que vivem abaixo?



Nossa primeira luta é contra um Hamster e um Camundongo, percebe a caixa “drop down” próxima a sua foto? É assim que se decide qual gear utilizar no combate. Nós usaremos a Default Gear, então pressione “Fight”. Você pode manipular o Battle Replay como explicado na seção Arena e Battle Replay.


Após a luta acabar você é apresentado aos itens que você ganhou e o battle log. Perceba agora nos conseguimos um total de 3 Gold. Também ganhamos um Rat Hair, qual é um item e um Bronze Helm, um charm Verde. Passando o mouse sobre o nome do charm lhe será mostrado os seus status. Podemos ver nossa skill, Sewer Cleaner também aumentou. Está é uma “Renown” skill, mas não lhe confere um título, quando você masterizar esta skill você será recompensado com 500 gold. Eu sugiro que você faça isso, 500 Gold é muito útil no início do jogo. Quando estiver pronto, aperte “Continue This Event”.
Nossa próxima luta sera um pouco mais dura, mas nenhum verme pode se opor perante nossa força!



Desta vez nós recebemos alguns items a mais e um outro charm. Nós usaremos estes items mais tarde. Vamos ver o que nos espera na terceira sala, pressione “Continue This Event”. A terceira luta é contra ainda mais ratos, mas eles ainda não são nenhum problema. Após a luta você receberá mais itens. Aperte “Continue this Event” para irmos ao Boss desta Dungeon, o Rat God. Tente lutar contra ele!

Pod ever por que você perdeu? Você ficou sem charms para jogar antes de poder mata-lo, isto é chamado exaustão. Vamos voltar para a cidade de formular novos planos. Pressione “Go back to city”. Nós estamos agora indo pegar um trabalho para podermos alcançar o nível 2. Pressione “Recruiter’s Room”. Nós somos apresentados a uma lista de trabalhos que podemos fazer, escolha um que você gosta e clique em “Apply”, que será agora trocado por “Work”, clique e você fará o trabalho. Você pode fazer um trabalho a cada 24 horas e você pode trocar o trabalho que quiser toda vez que visitar o “Recruiter’s hall”. Cidades diferentes possuem diferentes tipos de trabalhos disponíveis. Após fazer o nosso trabalho diário nós ganhamos um novo nível, nosso HP aumentou. Nosso HP aumenta a cada nível enquanto nosso Spirit aumenta por 1 a cada 2 níveis.

Isto não nos ajudará a dererotar o Rat God, por isso vamos voltar para a cidade, clique em “City Inachis” na barra de menu e nós voltaremos para a página principal da cidade. O que nós precisamos para derrotar o Deus Rato? Mais charms em nosso gear. Há três maneiras de se conseguir charms, comprando dos vendedores das cidades, criá-los ou dropá-los de dungeons. Nós já vimos os charms que conseguimos de loot, então vamos comprar uns charms agora. Clique em “Market”. Nesta tela você tem acesso a todos os shops que a cidade tem a oferecer. Nós estamos interessados em charms para nível baixo, então entre em “Charm Bazaar”.



Há uma seleção grande aqui, mas vamos comprar apenas o que precisamos, 3 Large Bones devem ser o bastante. Se você não tiver dinheiro para comprar todos os 3, tudo bem, vamos conseguir mais dinheiro em um minuto. Sob o menu de Action Xpts selecione Arena. Lute contra um rato na aerna, após a batalha você estará 4 Gold mais rico. Faça isso 5 vezes e você terá dinheiro suficiente para comprar um Large Bone

Agora que já temos nossos novos charms vamos colocá-los em uso. Sob o Character (L. 2) pressione Default Fear 2. Isto nos trará ao construidor de gear. Se você ainda não leu a seção de Gears eu sugiro que o faça. Nós estamos indo adicionar Large Bones ao nosso gear



Na parte de coleção da tela você encontrará o Large Bone, do lado direito haverá um botão chamado “add”. Pressione quantas vezes você tiver de Large Bones e adicione-os ao seu Gear. Se você tem outros charms não utilizados em seu Gear coloque-os também. Quando você adicionar todas as cópias dos charms no seu gear, o charm em sua coleção escurecerá. Aproveitando que estamos aqui vamos também mudar o nome de nosso gear. Clique em "Click to rename" na parte direita da tela e vamos renomear para “Rat God Killer”. Nós ainda não estamos prontos, nós fizemos mudanças significativas em nosos gear e o Gear Builder está nos avisando que as mudanças ainda não foram salvas. Pressione o botão de save. Agora nós estamos prontos para enfrentá-lo mais uma vez.

Vá para a dungeon novamente (Actio Menu > Inachis Sewers). Perceba como não precisamos passar pela dungeon inteira novamente. Você só precisa passar pela dungeon inteira novamente se ocorrer um Dungeon reset (a cada 12 horas). O gear que está selecionado no momendo é o Default Gear 1, esta gear falhou em tentar matar o Rat God. Pressione o box drop down e na lista selecione o nosso Rat God Killer. Agora precione “Fight” e veja como o Deus dos Ratos cai perante você. Parabéns! Você acaba de terminar a sua primeira dungeon!

Eu havia dito que iríamos usar os itens que recebemos. Vamos fazer agora, vá para o Market (Menu City Inachis > Go to City market). Próximo ao final, sob os “Craft Shops” há o “Fight With Art”, dentro dele você encontrará muitos itens para craftar, mas estamos interessados em apenas um, Rat Cloack. Jogadores em Estiah não podem craftar itens por causa da Maldição (leia a história principal do jogo se desejar descobrir mais), então outros precisam fazer isso por eles.



Se você tiver todos os materiais e gold suficiente, o botão [craft] ficará visível. Percebe o [colo=red]X1[/color] no canto direito? Isto significa que você receberá uma cópia do charm por craft. Se você quiser 5 cópias deste charm, você precisará craftá-lo 5 vezes.


O QUE FAZER DEPOIS?

Você deve completer Inachis Sewers Dungeon 5 vezes para masterizar a skill Sewer Cleaner, que lhe dará 500 gold. Para ver o progresso de sua skill clique no “View your Skills sobe o menu Character (L. X). Você pode se mover para outras cidades do mapa. Você só possui um movimento por dia. Após acabar com os esgotos, há outras dungeons para se conquistar

High Summoner’s Stud (L. 4) em Eversweep – esta Dungeon lhe ensina sobre Focus. Percebeu que você enfrentou inimigos múltiplos e seus charms sempre acertavam um inimigo aleatório? O que fazer se você quiser que eles sempre acertem o mesmo inimito? Isto é exatamente o que Focus faz. Focus: 4 significa que os próximos 4 charms usado pelo seu time irá acertar o mesmo oponente.

HolyGrace Square (L. 4) em Aleas – Lhe ensina sobre Protect (proteção). Protect é algo como um Focus ao inverso, se um aliado seu joga Protect: 4, os próximos 4 charms que alguém do time inimigo utilizar o terá como alvo.

River’s Ede (L. 5) em Inachis – Lhe ensina que normal Armor e Ward não se acumulam. Se você tiver 12 Armor em você e jogar um charm de 6 Armor nada acontece, mas se, porém, você jogar um charm de 6 Armor (Cumul), você terá agora 12+6=18 Armor

As primeiras dungeons lhe ensinarão sobre conceitos muito importantes e você deve prestar atenção enquanto as faz. Se você não conseguir vencer uma dungeon, veja o battle replay que você perdeu e veja se você errou ou esqueceu de alguma coisa, ou se o oponente tem uma fraqueza que você não explorou. E, antes de tudo, se divirta!



LEITURAS POSTERIORES


Uma das maiores informações do jogo estão listados na Wikia, aprenda a amá-la.
O FAQ dentro do jogo também é muito útil.
Se você estiver preso não sabendo alguns acrônimos e outras palavras que outras pessoas usam, dê uma olhada no Glossário.
Para dicas em geral, dê uma olhada na Lista de sugestões para novos jogadores.
Se tiver algum problema em PvP nos níveis baixos, dê uma olhada em Introdução ao PvP Low Level.
Se tiver algum problema não resolvido, poste no Beginner Tips, pessoas gostaram de lhe ajudar.
Se quiser saber alguma coisa sobre as classes T3, olhe os seus tópicos respectivos em Discussão de classes
Você pode também sempre pedir ajuda no Estiah's IRC channel.

Estou aberto a qualquer crítica construtiva e questões. Espero que goste deste guia.

Tutorial originalmente criado por Srdja, pode ser consultado AQUI.
Original created by Srdja, original tutorial in english can be view HERE
Tutorial traduzido e adaptado por Schutzengel (aka Vawned).
Tutorial translated and adapted by Schutzengel (aka Vawned).

« Last Edit: 05:41:41 - 06/24/09 by Schutzengel »
[20:01]   <wl>   that happens if you let schutz design a dungeon! only charms for himself :P

Lezard

  • Bunny Demon
  • Bunnies
  • Bunny Cultist
  • *****
  • Posts: 3361
Re: Tutorial em Português (Portuguese tutorial)
« Reply #3 on: 09:51:15 - 06/24/09 »
Great work!

Srdja

  • Bunny Cultist
  • **
  • Posts: 855
Re: Tutorial em Português (Portuguese tutorial)
« Reply #4 on: 10:13:57 - 06/24/09 »
Nicely done, I approve :) You're just missing the main character screen pic (it's the second pic in my tutorial) so be sure to add it.

Schutzengel

  • Magic
  • High Mediator
  • Bunny Cultist
  • ****
  • Posts: 1442
  • Tired of burning.
Re: Tutorial em Português (Portuguese tutorial)
« Reply #5 on: 13:12:32 - 06/24/09 »
Nicely done, I approve :) You're just missing the main character screen pic (it's the second pic in my tutorial) so be sure to add it.
Oh! I was thinking there's something missing. Haha! :p
I'm adding it!

I'll start to post this tutorial in another forums that I use so I can bring lots of players to here ^^
I'm so freak addicted to Estiah!
[20:01]   <wl>   that happens if you let schutz design a dungeon! only charms for himself :P